segunda-feira, 5 de agosto de 2013


Eu definitivamente adoro viajar, para perto ou longe, no Brasil ou fora dele... não importa.

O que gosto mesmo é me envolver com o processo de criar uma relação de interação com o novo, buscar o diferente, encantar-me, aprender.

A viagem começa quando busco um destino, ela pode nascer de uma  imagem,  um cheiro, um sentimento, uma música,  uma comida,  um filme, um livro

 ou simplesmente de  quando  pouso o olhar no atlas.

Ah! O atlas... que tanto amo.

É assim basta qualquer coisa que inspire!

Eu sou do tipo independente não gosto de pacotes, amo vasculhar um estado ou um país e ver o que quero conhecer, construir a viagem e depois desfrutar cada instante dela.

                                         Saio cedinho da cama.

Em minha opinião, nada melhor após uma noite bem dormida  do que um bom banho e um gostoso café da manhã para iniciar um longo dia, visto que quando estou em viagem costumo passar o dia todo percorrendo lugares que me interessam e retornar somente ao cair da noite; quando me permito novamente mergulhar em um delicioso banho para depois  desfrutar um belo jantar, acompanhado de bebidas locais e uma sobremesa divina.

Em função dessas minhas particularidades e horários mesmo que haja a possibilidade de hospedar-me na casa de amigos, prefiro os hotéis  e por se tratar de uma questão que envolve gosto pessoal  e para facilitar a avaliação do leitor, confesso: sou considerada pela família e pelos amigos uma pessoa exigente. Sinceramente não é nada de absurdo ou fora do comum, só sou um pouco cuidadosa com alguns aspectos.

Eu planejo e organizo todas as minhas viagens e não saio de casa sem possuir reserva de hotel e de carro caso este seja necessário.  Costumo fazer minhas reservas nacionais e internacionais sempre pelo http://www.booking.com ou direto com o hotel escolhido.

Sou cadastrada no booking e até o presente momento nunca tive problemas com o site  é absolutamente confiável e permite ao usuário após ter utilizado o serviços do hotel avaliá-lo. Estas avaliações  permanecem disponíveis para consulta quando se visualiza o hotel e estão agrupadas por categoria de usuário, leia estas informações elas podem ser de estrema utilidade já que refletem a opinião real de usuários dos estabelecimentos.

Eu geralmente viajo sozinha e este fato é determinante na escolha dos hotéis nos quais me hospedo. Explico: na fase de planejamento verifico quais e como são os hotéis do destino, opto sempre pelos localizados em zonas mais tranquilas e seguras, cercados por infraestrutura onde geralmente se hospedam famílias e usuários de uma faixa etária intermediária e de onde a locomoção é fácil.

Estes hotéis dificilmente  são os mais baratos considerando o público alvo a que se destinam, porém costumam ter um custo benefício muito elevado e ficam longe de serem exorbitantes.

A qualidade das acomodações, serviços e atendimento oscilam entre bom e ótimo, dificilmente este padrão de hotel é uma péssima escolha.

Mesmo que você não conheça o destino verifique na internet quais são as ruas principais que estejam de acordo com suas exigências e necessidades e busque a posição do hotel escolhido em relação a elas . Algumas vezes existem excelentes hotéis com preços ótimos, mas que ficam deslocados, não confie nas distâncias são geralmente aproximadas e no mapa tudo parece pertinho. Cruze as informações do mapa do booking com o Google maps  rua por rua para ter uma noção perfeita da distância das ruas principais e não ter surpresas desagradáveis.

Eu, não gosto de hotéis antigos não no sentido da edificação, bem pelo contrário já me hospedei em solares históricos maravilhosos. Porém tomo o cuidado de evitar aqueles que não passam por constantes renovações. Mesmo pela internet existem formas de avaliar, observe o banheiro: o estado das louças, metais, Box e banheira assim como a padronagem dos azulejos, estes itens certamente vão fornecer uma média de tempo da última reforma. E atenção banheiros com cortinas, a não ser que sejam parte de uma decoração vintage e estejam inseridos em um ambiente impecável, são sinal de alerta.

A qualidade dos colchões também pode ser problema em hotéis obsoletos, geralmente está em acordo com o restante do hotel, observe.

Se a reserva for para a Europa tome cuidado com a questão da internet, como as ligações internacionais tem um custo elevado o acesso gratuito é fundamental, pois a hora de conexão paga costuma ser exorbitante. No caso do booking esta informação está disponível no item comodidades, e em  98% das vezes corresponde a realidade, pois a informação é fornecida pelo hotel. Até o momento somente dois hotéis em que me hospedei a internet não funcionava no apartamento: um no Porto - Portugal e a outro em Paris -  França.

Atente também nas reservas internacionais ao café da manhã que muitas vezes não está incluso na diária.
Outro detalhe importante é a questão do cancelamento gratuito, ao pesquisar as tarifas, a menor delas geralmente em caso de cancelamento é cobrada parcialmente ou integralmente dependendo da época, se alta ou baixa estação.  Porém há uma modalidade com cancelamento gratuito com uma
pequena diferença de  valor que permite alterar e cancelar a reserva até 24 horas antes da data prevista para o check-in.

Se a sua viagem for livre, recomendo essa modalidade que permite uma flexibilidade maior nas suas estadas sem nenhum prejuízo, existem locais tão surpreendentes que você acaba querendo passar mais tempo do que o previsto. É absolutamente seguro fazer reservas pela internet, utilize sites conhecidos e recomendados, procure informações de pessoas que já hospedaram no estabelecimento e  examine com atenção todos os detalhes antes de confirmar a reserva.

Seguindo estes passos é só curtir a viagem e as delícias de estabelecimentos comprometidos com a política de acolhimento do bem receber.

Seguem indicações de alguns hotéis que utilizei em Portugal e que recomendo:


 

Casa da Sé em Viseu – Excelente


Hotel Mello Alvim em  Viana do Castelo – Excelente


Mercure  Centro em  Braga – Bom


 

Trindade Porto Hotel no Porto – Tolerável para quem está cansado.


Pontos negativos: internet não funciona no apto, a qualidade do colchão é ruim e há uma falha grave no staff, um bom front office é fundamental para qualquer estabelecimento hoteleiro.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário