quinta-feira, 22 de agosto de 2013


Rolhas e o saca- rolhas

Os apreciadores de vinho sabem da importância destes dois itens, a rolha fala das características e da qualidade do vinho; enquanto o saca rolha se faz essencial na remoção adequada desta, conservando suas características e permitindo inclusive que esta possa ser guardada o que é uma prática bastante comum entre os amantes de vinho.

O primeiro registro do uso da cortiça como vedante em ampolas de vidro para conservação vinhos data do último século antes de Cristo e está no Museu de Enologia de Pessione na Grécia.

As primeiras rolha cilíndricas semelhantes as utilizadas atualmente, surgiram no século XVIII com Dom Pierre Pérignon. Elas começaram a ser fabricadas em 1750, mas  seu emprego como vedante de  garrafas só ocorreu em 1770. Sua popularização deu-se em 1840 a partir de sua industrialização. Inicialmente as rolhas possuíam um cordão fixo que possibilitava sua remoção através da tração.
Hoje existem rolhas de vários tipos e uso destas depende da tipificação do vinho de acordo com suas características e qualidade.
 Entre os materiais mais utilizados estão a insubstituível e  tradicional cortiça, as sintéticas e a tampa de rosca, chegando ao extremo de uma nova tendência que começa a despontar em alguns países, as ainda pouco conhecidas rolhas de vidro.



O saca- rolha tem sua primeira menção em 1681 e a patente de produção dele ocorreu em 1785 registrada por um Inglês chamado Samuel Henshall.

Em 1802 Edward Thomasson lançou os primeiros modelos de saca-rolha e já na metade do século ele era utilizado como saca-rolha de bolso.

Atualmente existem vários modelos de saca rolha, eu particularmente prefiro o Doble  Pull Corkscrew um manual bastante simples com dois estágios, porém extremamente eficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário